"Diz-se que os primeiros quebra-cabeças surgiram quando alguns mapas começaram a ser colados em chapas de madeira em pequenos pedaços, por volta do Século XVIII. Em linhas gerais, um Jogo de Quebra-Cabeça trata de resolver um problema, que normalmente está ligado com a estratégia e um raciocínio matemático. Os quebra-cabeças são normalmente entendidos como um simples passatempo, mas para quem conhece este tipo de jogo, sabe que em alguns deles pode-se ter um certo tratamento matemático, principalmente algébricos e geométricos. Com o objetivo de facilitar o acesso Simon Tatham e sua equipa desenvolveram o Simon Tatham's Portable Puzzle Collection. Trata-se de uma colecção de jogos em Java que podem ser acessados tanto pela Web quanto em seu desktop. Todos eles são compatíveis com Windows, Linux e outras plataformas que suportam a tecnologia Java. A licença é MIT licence.
O site oficial é: http://www.chiark.greenend.org.uk/~sgtatham/puzzles/
Além de possuir os jogos, existem os manuais."
A partir de Blog do Prof. Jean Piton
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